23 maio 2010

NÚMEROS ATÔMICO E DE MASSA

NÚMERO ATÔMICO – DE MASSA – PRÓTONS – NÊUTRONS - ELÉTRONS
Número atômico(Z) é um termo usado na física e na química para designar o número de prótons encontrados no núcleo de um átomo. Num átomo com carga neutra, o número de elétrons é idêntico ao número atômico. O mesmo não acontece nos íons, átomos com falta ou excesso de elétrons nas últimas camadas. A descoberta do número atômico foi associada ao físico britânico Henry Moseley, o qual conseguiu determinar a carga do núcleo atômico, e sabendo a carga do mesmo, é possível determinar a quantidade de prótons em qualquer átomo.O número atômico é o que caracteriza cada elemento químico, ou seja, não existem átomos de elementos químicos diferentes com o mesmo número atómico, se têm o mesmo número atômico são o mesmo elemento.
Todos os átomos de cálcio possuem 20 prótons, portanto, o número atômico é igual a 20.
Todos os átomos de magnésio possuem 12 prótons, portanto, número atômico é igual a 12.
A convenção determina que, na representação do símbolo de um elemento, o número atômico deva estar à esquerda do símbolo na parte inferior:
Para o cálcio: 20Ca e, para o magnésio: 12Mg.
Quando o átomo é neutro, ou seja, a quantidade de cargas positivas (prótons) é igual à quantidade de cargas negativas (elétrons), o número atômico indica também o número de elétrons.
Algumas convenções são adotadas para manipulação de dados com referência aos átomos:
A = Massa; Z = Número Atômico; N = número de nêutrons.
Fórmula Geral:
A=Z+N ou N=A-Z
Exemplo: Um elemento tem 118 nêutrons e número atómico 79.
A = 79 + 118, ou seja, A = 19
Então, a composição do átomo fica;
A sua quantidade de prótons é o seu número atômico, que se falando em um átomo neutro também é igual ao número de elétrons. O número de massa de um elemento é a soma de prótons e nêutrons contidos em seu núcleo, o elétron não é somado pois a sua massa é desprezível.
Quando um átomo não é neutro, ou seja, recebe ou doa elétrons ele se torna um íon, quando recebe elétrons fica negativo e vai se chamar ânion, quando doa elétrons fica positivo e vai se chamar cátion.